Blumenau
Colonizada em 02 de setembro de 1850 por imigrantes alemães liderados por Hermann Bruno Otto Blumenau, a cidade que, localizada às margens do Rio Itajaí-Açu, deveria desenvolver uma colônia agrícola acabou tornando-se um importante pólo industrial têxtil do país. Grandes empresas têxteis vieram se instalar em Blumenau, como Cia. Hering, Teka, Cremer, Sulfabril, Artex e Karsten.
A partir de 1960, Blumenau passou a fazer parte do importante destino turístico do sul do Brasil. Características como hospitalidade, arquitetura, costumes, cultura e gastronomia germânica, além da variedade de produtos têxteis e mais tarde dos cristais, passaram a chamar a atenção dos turistas que vinham para a região.
Em 1980, Blumenau inova e une o seu povo através da criação da Oktoberfest. A festa do chopp divulga a cidade para todo o país e a cada ano mais turistas vem. para desfrutar da festa, conhecer o pedacinho da Europa brasileira e admirar suas belezas naturais.
Hoje, a cidade cresceu e abriu as portas para o mundo da informação. Blumenau também é considerada um dos pólos do software brasileiro.
A capital do Vale Europeu mostra a sua beleza e cultura através das casas em estilo enxaimel, do Teatro Carlos Gomes, o início da sua história na Prefeitura Antiga (atual Fundação Cultural) datada de 1875 para sediar a colônia e o charme da sua vida noturna na Avenida Beira-Rio às margens do rio.